quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Acções de voluntariado

Desde que cheguei à Noruega, e sobretudo nos últimos tempos, tenho feito algumas acções de voluntariado. Agreguei-me a duas instituições de voluntariado e sempre que posso disponibilizo-me para ajudar aqui e ali. Infelizmente em Portugal nunca me dediquei a este tipo de causas. Quando ouvia falar que este ou aquele era voluntário no hospital, numa instituição de solidariedade ou até mesmo em África, achava sempre que era uma atitude nobre pela qual tinha bastante consideração. No final acabava sempre com o sentimento de que eu própria deveria fazer algo semelhante. Mas a falta de tempo sempre foi uma boa desculpa. O "logo vejo isso" ou "vou tentar informar-me melhor depois" ficavam sempre para um depois que nunca chegava. E tudo muda quando vamos para um país novo, com uma língua diferente e uma cultura completamente desconhecida. A vontade de conhecer e o querer falar o mesmo dialecto faz-nos pôr em prática ideias que em Portugal ficavam sempre para um "amanhã".  

Uma das acções de voluntariado que mais prazer me tem dado é a de trabalhar com pessoas idosas, dentro da casa dos 70 anos. Algumas delas têm, inclusivamente, limitações motoras. Um vez por semana vou a um lar de idosos e falo com as pessoas. Por vezes elas contam-me as suas histórias, eu conto um pouco da minha, fazemos jogos ou ajudo com as refeições. Quando vou para casa, vou sempre uma sensação boa por dentro e com mais uma ou duas palavritas novas de norueguês na cabeça. Já para não falar das coisas que se aprendem sobre este país. 

Mas faço também outro tipo de voluntariado. Na quinta-feira passada, por exemplo, peguei no homem cá de casa e fomos os dois ajudar num concerto organizado por uma instituição infantil.

Depois fomos completamente apanhados de surpresa num sábado de manhã, quando nos tocam à porta com um serviço de entrega de flores ao domicílio como forma de agradecimento.
Sabem tão bem surpresas boas como esta. This just completely made my day! 

Sem comentários:

Enviar um comentário