sexta-feira, 21 de junho de 2013

Things I Love About Norway

Viver na Noruega está a ser uma experiência interessante. Todos os dias descubro um bocadinho mais sobre o país dos vikings e dos trolls. Sim, que isto aqui não é só bacalhau, frio e neve.
Os nórdicos têm hábitos e costumes muito diferentes dos do povo mediterrâneo. Inicialmente foi estranho para mim, mas aos poucos a coisa vai-se entranhando.
Como em tudo na vida, existem coisas que não me agradam muito e outras que gosto tanto que deveriam ser exportadas para o resto do mundo.

Assim de repente, gosto muito:

- do valor que dão à palavra família 
E isso percebe-se logo ao vermos a looooooonga licença de maternidade dado aos pais aquando do nascimento da criança.  A carga horária de 7.5h diárias permite-lhes ter outra vida para além do trabalho. Horas extra só são feitas se quiserem e são sempre bem pagas. Basicamente, eles não vivem para trabalhar. O trabalho é apenas visto como uma fonte de rendimento necessária para o sustento da família.

- do apetite voraz que têm para fazer desporto
Aqui encontramos pessoas que vão para o trabalho a correr ou de bicicleta. Quase todos os jovens praticam uma modalidade desportiva e grande parte das pessoas estão inscritas em ginásios. Seja Inverno ou seja Verão, é raro não se encontrar alguém na rua a fazer desporto. Eu confesso que me sinto mal quando me deparo com esta vontade atroz que eles têm para queimar calorias. Não sei onde a vão buscar, mas são, sem dúvida, uma motivação para mim. Eu não faço tanto desporto como eles, mas já fico contente por fazer mais do que em Portugal.

- do respeito pelo "outro"
Na Noruega ninguém é mais que ninguém e qualquer tentativa de se impor ou se mostrar superior é vista com muito maus olhos. Sente-se que eles defendem muito a ideia de que todos temos os mesmo direitos, ainda que, por vezes, na prática não seja bem assim.

- do uso dos transportes públicos não definir a classe social 
 Rico, pobre ou assim assim, todos utilizam transportes públicos. Encontro aqui com frequência casais que vão a festas na sexta-feira à noite e, mesmo tendo o carro à porta de casa, não hesitam em apanhar o autocarro para se poderem divertir à vontade.  E não se é menos digno por isso.

- do pão
Sim, o pão! Eles têm enorme variedade de pão. Branco, de cereais, com sementes, compridos, redondos... É à escolha do freguês. Mas percebe-se porquê quando vemos a quantidade de pão que eles comem. Os noruegueses comem pão desde que acordam até se deitarem.

- das paisagens encantadoras
Ainda não tive a oportunidade de conhecer muito da Noruega, mas do que vi até agora é sem dúvida um país riquíssimo a nível paisagístico. Os maravilhosos fiordes são a sua imagem de marca.

- dos dias enormeeeees no Verão
É maravilhoso ter a sensação de que os dias não acabam. Chegar as 21h e parecer que são 18h. Cair a noite às 23h e o sol querer levantar-se às 2.30h da manhã. A noite durar apenas umas quatro horas e, apesar disso, nunca ser completamente de noite. Faz impressão a muita gente, mas eu acho absolutamente fantástico. Mais a norte, em Tromsø, o sol nunca se põe e aí é possível assistir ao famoso sol da meia-noite.

- dos dias de sol após um nevão
É maravilhoso ver tudo pintado de branco por baixo de um céu azul. Já para não falar da sensação boa de quente e frio que o sol e a a neve proporcionam.

Muitas outras coisas boas existem por cá. Se eu quisesse podia continuar aqui a fazer crescer esta lista sem fim. Mas acredito, acima de tudo, que as melhores ainda estão por descobrir.

Agora bora lá aproveitar o fim-de-semana!! Está de chuva, mas who cares??
Afinal hoje é o primeiro dia de Verão e o dia mais longo do ano!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário