quinta-feira, 27 de junho de 2013

Coisas que sinto falta na Noruega

É verdade que existem muitas coisas que eu gosto aqui na Noruega. Já escrevi aqui sobre algumas delas. Mas, como disse também, existem outras que não me deixam lá assim tão encantada. Aliás, existem tantas ou mais coisas que não gosto e de que sinto falta.
E nem preciso falar da falta que a família e os amigos me fazem aqui. Deles sinto saudades todos os dias, desde que acordo até me deitar. E isso chega para que a Noruega perca mais a sua magia face a Portugal. Falo apenas de coisas banais, do dia-a-dia. É inegável que Portugal também tem coisas que a Noruega está longe de ter. A Noruega não é um país só de maravilhas e encantos, pintado a cor-de-rosa a fazer lembrar um paraíso.

Então, vamos lá ver:

- a falta de Verão tem-me feito alguma impressão. O Inverno ninguém pode negar que exista. Frio e neve não faltam por aqui. Quando pára de nevar vem a Primavera e é ver as flores e as ervas a brotar num qualquer pedaço de terra. Depois disso salta-se directamente para o Outono. Acho que por cá as coisas funcionam assim. E Verão?? Viste-o!Estamos no final de Junho e se apanhei aqui três dias com temperaturas agradáveis (e por agradáveis entenda-se acima de 25º) foi muito!!
Em Portugal têm estado para cima de 30º, já aqui o termómetro não passa dos 17º. E estarem 17º já é uma festa. Isto assim para mim não é Verão! Verão é sinónimo de calor, sol, roupas leves e frescas. Enquanto sair de casa todos os dias com casaco e calças, não me digam que é Verão. Pode ser que em Julho a coisa mude...

- a comida também podia ser melhor. Definitivamente, eles apenas comem para sobreviver. É pão, batatas e salmão e a coisa não vai muito para além disso. Se eles são especializados em sandes? Ah, isso são! Eles comem pão com tudo e mais alguma coisa. Carne existe mas para além de caríssima, não tem grande qualidade. E o que dizer das pizzas? As pizzas devem vir da Índia, sabem mais a caril que uma chamuça. Blherc, uma verdadeira bodega! Depois no que toca à variedade... Se acham que os hipermercados portugueses não têm grande variedade de produtos então não queiram vir para a Noruega. Aqui, ou se leva este ou aquele. E se não gostar de nenhum dos dois, não se come. Ok...talvez esteja a exagerar um bocadinho, mas existe mesmo muito pouca opção de escolha. Que saudades eu tenho de um bitoque, uma carne de porco à alentejana, um arrozinho de marisco ou um franguito assado... Verdadeiras iguarias, é o que é!

- álcool no supermercado. Aqui o estado detém o monopólio das bebidas alcoólicas, ou seja, se eu quiser comprar um vinho ou uma bebida branca só o posso fazer numa casa Vinmonopolet. Estes espaços têm um horário de funcionamento curto e os preços praticados são altíssimos, devido às altas taxas impostas pelo Estado. No supermercado o único álcool que existe é a cerveja com volume inferior a 4.75%, e só pode ser comprado até duas horas antes do espaço fechar. Isto quer dizer que se a loja fechar às 20h e eu for comprar cerveja às 18h corre-se o risco da secção da cerveja estar a ser fechada e já não passar na caixa. Aconteceu-me mim no início, ser inexpriente nesta terra! E álcool etílico só na farmácia e com receita médica. Não vá o pessoal, à falta de vinho e cerveja, apanhar a carraspana com outro tipo de álcool... Uma receita médica para poder comprar algo que em Portugal existe em qualquer supermercado e é usado regularmente para desinfectar faz-me mesmo muita confusão

- diversão não ser sinónimo de borracheira. Apesar do álcool ser caro e restrito, os noruegueses bebem tanto ou mais que nos países onde ele é barato e acessível. O triste disto é que não sabem se divertir sem beber. E quando digo beber é beber até cair! LITERALMENTE! Com o álcool, passam a ser seres comunicativos, excêntricos e exagerados. Ficam absolutamente irreconhecíveis!! Ainda ninguém lhes ensinou que é possível saírem para se divertirem sem caírem que nem tordos com tanto alcool nas veias. E venham as restrições que vierem, que a coisa não me parece que mude.

- as minhas lojas! Como estão a Zara, a Mango e a Stradivarius? E a Calzedonia? Woman Secret? Oysho? Estão boazinhas, estão? Há tanto tempo que não ponho os meus ricos pézinhos nestes espaços de perdição! Na Noruega existe a Zara e a Mango, mas onde eu vivo a única loja que existe dentro do género é a H&M. Existem outras marcas nórdicas, mas não me enchem tanto as medidas. É certo que é possível comprar online, mas eu sou daquelas que gosta da sensação de entrar na loja, tocar, experimentar... A vantagem  é que a minha carteira agradece. Mas o meu closet não!

- os preços! Regra geral, é tudo mais caro em dobro ou triplo que em Portugal. No início faz sempre confusão um litro de leite custar para cima de 1.50€, um iogurte mais que 1.30€ ou um kilo de carne de vaca não menos que 25€. Já para não falar dos preços em restaurantes e cafés. A verdade é que não se pode passar a vida fazer a conversão de coroas para euros, se não a consequência mais provável é deixar de comer. Depois de pagar 5€ (40kr) por um capuccino ou 12€ (89kr) por um menu Big Mac, o mais provável é quando for a Portugal achar que está tudo a preços de saldo.

Sem comentários:

Enviar um comentário